sexta-feira, 20 de abril de 2018

Rui Vitória, o homem certo?

Por estes dias em que se culpa tudo e todos por insucessos (ou da possibilidade de acontecerem), é hora de pensar se a quem apontamos o dedo, é realmente culpado. Sugiro a leitura deste texto que pelas redes sociais encontrei cujo autor não consegui decifrar:

“Comecei a escrever este texto quase em forma de biografia,  mas será que é mesmo preciso?
Quão ingrato é o futebol?
A verdade é que depois de ter erguido um Vitória de Guimarães com jogadores provenientes da equipa B... Ah...  Esqueceram-se? Esqueceram-se de como estava o Guimarães quando ele começou?  Não há problema...  Tentem se lembrar só de como ele o deixou... jovens valorizados e outros vendidos,  dinheiro no cofre, festejos na  praça das Oliveiras e uma taça de Portugal no Afonso Henriques!
Chegou à Luz,  ao bicampeão! Para muitos Rui Vitória beneficiou apenas do que já tinha sido feito por Jorge Jesus? Poupem-me!
Nem sempre chegar a um clube campeão se torna mais fácil,  a camisola pesa,  a pressão...  Os jogadores vendidos e os jogadores que queriam ser vendidos!  É preciso começar quase do 0 e torna-se pior com jogadores já viciados. É preciso compreensão, sensibilidade e arte...  Por esta ordem! Quantos treinadores falham porque lhes falta uma destas características? É só pensarem um bocadinho nisto!
Ele venceu mais dois campeonatos, uma taça de Portugal e uma taça da liga em duas épocas,  que após o resultado de ontem,  podemos quase dizer que venceu isto em três épocas.  É pouco?
Rui Vitória mostrou que é possível formar, utilizar e  vender! Com ele Semedo,  Sanches e Lindelof valeram 105 milhões de Euros.  Com outros... Cancelo,  André Gomes e Bernardo Silva valeram 45! Percebem o que estou a dizer?
Não vou pedir desculpa por vocês,  não sou dono da verdade nem me compete a mim dizer que ele deve continuar ou não! Mas, ler insultos,  atestados de incompetência, críticas infundadas a alguém como ele deixa me revoltado.
Vocês que partilham fotos de Totti's, Maldini's e Ferguson's... Vocês que falam de amor, esforço e devoção...  Vocês que falam em ganhar, em saber ganhar! Vocês que falam em saber perder... Vocês que falam em senhores do futebol! Vocês que falam tudo isso e não são capazes de ver que tiveram tudo isso durante dois anos num homem? Enquanto presidentes,  directores,  jogadores em polémicas... Passivo,  transferências falhadas! Toupeiras e investigações! Rui Derrota,  chacota,  humilhações.  Bonecos, padres e emails?  Quantos ataques ele levou? 
Com Rui Vitória parecia que estava sempre tudo bem mesmo quando a casa estava a arder...  Quando não havia dinheiro para contratar em Julho,  quando não havia jogadores para jogar a central... Quando a polícia entrava pela Luz dentro,  quando o campeonato parecia estar perdido...  Com tantas lutas travadas ele não merecia um pouco mais?
Homens de futebol hoje em dia não há muitos mas tu és sem duvida um deles... Conversas voam com o vento,  os títulos ficarão gravados... Se não te agradecerem como mereces agora, vão te pagar com saudade mais tarde.”




Sem comentários:

Enviar um comentário