sexta-feira, 8 de junho de 2018

"O lixo jornalístico"




Hoje de manhã o jornal "Expresso" decidiu publicar um artigo onde tentou branquear os títulos (sim, títulos e não campeonatos nacionais) que o Benfica conquistou nas modalidades. Uma tentativa de ludibriar os seus leitores. Citando depois o jornal "Record" (que também publicou um artigo) que à semelhança, aplicou uma técnica conhecida pelos cibernautas designada por "clickbait" onde o leitor/cibernauta é persuadido a abrir um link/vídeo através de um título/frase persuasivo e muitas vezes distante do conteúdo real.

O jornal "Record" começa primeiro por enquadrar os leitores nas modalidades de andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, explicando o ano do Benfica apenas nos campeonatos nacionais e no escalão de seniores masculinos.


Tentando então, elucidar os leitores que o Benfica não ganhou nenhum troféu nas modalidades.

Depois, acabam por mencionar de forma curta os 7 troféus das modalidades este ano:
"Vitórias nas taças e feminino 
Se é um facto que o Benfica não conquistou qualquer campeonato em nenhuma das já referidas modalidades masculinas de pavilhão, também é verdade que nem todas as situações devem ser avaliadas da mesma forma.O andebol conquistou a Taça de Portugal (derrotando o campeão nacional e favorito Sporting, de forma categórica, na final), o basquetebol venceu a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos e o voleibol ganhou igualmente a Taça de Portugal, batendo também pelo caminho os leões, que viriam a ultrapassar as águias numa emocionante final do campeonato resolvida no 5º set... do quinto duelo.Só o hóquei, que tantos títulos tem oferecido ao Benfica nos últimos anos, ficou em branco a nível interno, depois da conquista de mais uma Taça Intercontinental -- uma espécie de campeonato do Mundo da modalidade.A secção de modalidades femininas do Benfica tem muito mais razões para sorrir, com o hexacampeonato em hóquei em patins e o bicampeonato (e triplete) no futsal."

O jornal "Expresso" basicamente menciona este artigo do "Record" retirando as frases mais importantes.

Fica então percetível a intenção deste artigo redigido no "Record" por José Morgado.

Como havia escrito no último post, este foi simplesmente um ano mau do Benfica. Um ano que esperamos não ter repetição. Contudo fica a intenção deste 2 jornais omitindo também a investigação "Cashball" de que o Sporting está a ser alvo e que pode resultar na descida de divisão e consequentemente num Benfica campeão (andebol).

Quo vadis, jornalismo (desportivo) em Portugal?



Sem comentários:

Enviar um comentário