domingo, 3 de junho de 2018

A realidade das modalidades



Este ano foi um ano em que se fracassou quanto ao que é habitual e quanto ao que se esperava em termos de conquista de títulos. Tanto no futebol como nas modalidades, foi um ano em que fomos muito inferiores ao habitual. Contudo, esta realidade pode ser explicada facilm€nt€ e muito sucintamente.

Abordando a realidade das principais modalidades este ano:

Basquetebol:
  • O Benfica está empatado nas meias finais dos playoffs frente ao Porto com um parcial de 2-2. Resta um jogo, o último, na Luz. Se ganharmos, estaremos na final frente à Oliveirense.
  • O Benfica é o atual campeão com 27 campeonatos (7 enquanto organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol - desde 2008/09), mais 15 que o Porto (segundo com mais campeonatos).
  • Quanto a orçamentos: Benfica e Porto possuem um orçamento bastante semelhante, ambos rondam um milhão de euros. Sendo que o Benfica dispende mais 100-200 mil euros que o Porto.
Andebol:
  • A fase de nível de vencedores do campeonato nacional de andebol já acabou. O Benfica terminou em 2.º lugar a 6 pontos do campeão Sporting e com os mesmos 58 pontos que o Porto qualificando-se assim para a Taça EHF. 
  • O Benfica possui 7 campeonatos nacionais sendo o terceiro dos três grandes com mais títulos (Porto com 20 e Sporting com 18). O Benfica não é campeão na modalidade há 10 anos.
  • Quanto a orçamentos: O Sporting definiu um orçamento de 2,1M de euros , o Porto 1,1M de euros e o Benfica 750 mil euros. Todos, mais 100 mil euros face ao ano passado. Mesmo com os orçamentos elevados dos adversários, o Benfica conseguiu conquistar de forma categórica e humilde a Taça de Portugal contra a “super equipa”.
Hóquei em Patins:
  • Sendo a única (destas modalidades) que não possui um playoff, o campeonato caminha no próximo fim de semana para a última jornada com um campeão já definido. O Benfica encontra-se com menos 4 pontos que o Sporting (campeão) e os mesmo pontos que o Porto. Os 4 primeiros lugares dão acesso à Liga Europeia.
  • O Benfica é o clube com mais campeonatos nacionais (23, mais um que o segundo mais campeão - o Porto). Destacar ainda as conquistas em 2012/13 e 2015/16 (a nível nacional, únicas!) da Liga Europeia. Depois da “fantochada” do ano passado mantemo-nos como a equipa com mais campeonatos vencidos.
  • Quanto a orçamentos: O Sporting tem um orçamento de 1M de euros, o Porto 800 mil euros e o Benfica e Oliveirense 700 mil euros. Os jogadores mais bem pagos do campeonato são Pedro Gil, Girão e Platero (todos pertencentes aos quadros do Sporting).
Voleibol:
  • O campeonato de voleibol já acabou com o Sporting campeão depois de ter vencido o Benfica num parcial de 3-2 com um jogo 5 polémico.
  • Depois de 22 anos sem voleibol, a equipa do Sporting voltou à competição da modalidade. O Benfica possui 7 títulos de campeão (mais um que o atual campeão Sporting), contudo, face às alterações da competição é um número muito longe do Espinho - mais vezes campeão com 18 campeonatos. 
  • Quanto a orçamentos: O Sporting tem cerca de 900 mil euros à sua disposição enquanto que o Benfica tem 600 mil euros. A ideia do Sporting ter metade do orçamento (por Hugo Silva e Miguel Maia) é falsa.
Futsal:
  • O campeonato nacional de futsal encontra-se nos playoffs para o apuramento de campeão. O Benfica venceu ontem no Minho a equipa do Braga por 3-2 no primeiro jogo das meias-finais e joga agora os outros 2 jogos na Luz. Fica a faltar uma vitória.
  • O Benfica possui 7 campeonatos - menos 7 que o mais vezes campeão Sporting (14). Contudo, o Benfica apenas entrou em prova na temporada de 2001/02. Assim, desde que o Benfica está em prova, em 17 anos o Benfica conquistou o título 7 vezes e o Sporting 9.
  • Quanto a orçamentos: o Sporting estabeleceu um orçamento de 2,5M de euros, mais de o dobro do Benfica (1,2M). Na época seguinte, com a possível vinda dos dois melhores jogadores do Inter Movistar, veremos como ficará então a diferença: triplicará ou quadruplicará...

Fazendo uma estatística dos títulos conquistados (Taças e Campeonatos) das últimas 10 épocas nas 5 principais modalidades (as acima mencionadas - Basquetebol, Andebol, Hóquei em Patins, Voleibol e Futsal) e no Futebol, vejamos os números dos 3 grandes:

Fonte: SerBenfiquista

A diferença é notória. Mais 50 títulos que o Porto e mais 63 que o Sporting. Daqui, fica perceptível o “porquê” dos investimentos estratosféricos do Sporting na tentativa de inverter a tendência atual.



Notas:
  • Com a “crise” instalada no Sporting será que haverá dinheiro do Sobrinho/BESA para assalariar devidamente todos os atletas e até mesmo trazer a “bomba” Ricardinho?
  • O processo Cashball já demonstrou inequivocamente que há indícios de corrupção e crime, o que, trará punições fortes para a equipa do Sporting. Será então “Bem Bruno de Carvalho nas modalidades!” ?
  • As descidas eufóricas  ao “piso 0” de Bruno de Carvalho parecem unicamente euforismo clubístico não é? Prémios a rondar os 100 mil euros (para si mesmo) por cada título nas modalidades, quem não festejaria a dobrar?

Ficam assim visíveis e explicadas algumas conquistas. A todos aqueles que acham as modalidades algo tão pouco importante e subjetivo, aviso-vos para perderem de imediato a vossa ignorância pois anda muito a gente a “encher bolsos” com algumas conquistas e transferências. Valores sempre distantes do Futebol, no entanto, desvios (ilegais) que efetivamente existem.

Sem comentários:

Enviar um comentário